Imagem capa - Tudo sobre ensaio Pré wedding por elaine mendonça rodrigues coelho
Fotografia

Tudo sobre ensaio Pré wedding



        Hoje o assunto foi escolhido pelos seguidores do Instagram, foram muitas perguntas que me auxiliaram a escrever um pouquinho sobre esse assunto aqui no blog.

         Mas o que seria Ensaio Pré wedding? Esse termo é muito utilizado por fotógrafos para se referir a realização de um ensaio de casal antes da cerimônia de casamento. O ensaio de Pré wedding é um dia para casal se conectar e curtir um momento muito especial. Mas não serão só fotos bonitas, serão registros de um momento muito importante do casal e cada detalhe desse dia será lembrado para sempre. Normalmente os ensaios são externos e interessante escolher um local que reflita o que o casal goste. Caso vocês não consigam pensar em um local específico, definam alguns pontos e seu fotógrafo irá te auxiliar nessa escolha. O próximo passo é definir a melhor época para realizar as fotos. Se preferem fotos no friozinho do inverno, no verão, na primavera ou em um pôr do sol do outono. Um ensaio não precisa ter um tema específico, mas pode seguir uma narrativa, quanto mais elementos pessoais forem inseridos no ensaio, mais rico ele ficará. Um fator muito importante a ser considerado é o horário para fazer as fotos. Para obter resultados incríveis é necessário prestar atenção no sol, recomenda-se  fotografar no amanhecer ou no por do sol para obter uma luz suave e evita-se os horários entre 10-14 horas, nesses horários o sol está muito alto, formando sombras indesejadas embaixo dos olhos e constraste muito acentuado, se existe uma intenção de ter essa luz e o fotógrafo a utiliza como sua identidade tudo certo, fora isso, escolha o nascer do sol ou por do sol e garanta que suas fotos vão extrair o máximo que a natureza lhe oferece.

       E as roupas? Eu poderia escrever um texto somente para esse assunto, são muitas dúvidas, tanto de cores, estilo, se o casal deve combinar as roupas... o que posso afirmar é que o casal deve pensar em uma paleta de cores e utilizar roupas apropriadas para o estilo do ensaio. O que acontece muito é que as noivas se empolgam em encontrar a roupa perfeita e o noivo vai com um traje que não se comunica com a noiva. Ex: Noiva de vestido longo estruturado e noivo de bermuda. Isso torna as fotos incoerentes, dando impressão de que não houve planejamento. Prometo me aprofundar mais sobre esse tema em breve. Outro detalhe importante, quantos looks? Nesse tipo de ensaio a roupa é um elemento importante, mas não o mais importante. Um look ou dois são suficientes, pois o foco do ensaio são expressões, carinho, alegria e amor do casal. Muitas trocas de roupas quebram um pouco desse clima gostoso do casal na hora das fotos.

      Quanto tempo de sessão e quantas fotos eu terei do meu ensaio? Isso depende de cada profissional e serviço contratado. Acredito que em 3 horas é possível realizar um ensaio completo, mas tudo depende da escolha do local, se precisa de algum veículo específico para chegar até lá, se precisa fazer uma trilha, ou se será realizado em vários locais. Isso tudo muda o tempo reservado para as fotos. Sobre fotografar em vários locais, eu particularmente não gosto. Perde-se muito tempo de deslocamento e as fotos parecem não ter uma sequência lógica, para esse tipo de ensaio é preciso ter muita organização de tempo. E lembre, quantidade não é qualidade. Não adianta fechar com um profissional pensando em número de fotos, pense na qualidade, no estilo fotográfico e identidade do profissional. Ter afinidade e confiança no fotógrafo é um fator imprescindível.

     Uma dica muito legal é utilizar o aplicativo/site Pinterest para busca de referências. Faça uma pastinha com suas referências favoritas, coloque termos em inglês e irá aparecer inspirações de ensaios realizados em outros lugares do mundo. Fique de olho em looks utilizados, tipo de locações, isso tudo ajudará a entender seu gosto e facilitará no planejamento do seu ensaio.

     Segue abaixo algumas inspirações de ensaios de Pré Wedding que realizei e boa sorte com seu ensaio!

Muito obrigada e até a próxima!

Fotografia: Elaine Coelho

               



Fotografia: Elaine Coelho